Closet Clearing · CONSULTORIAS

Vantagens e Desvantagens do Guarda-Roupa Cápsula

Oiê gente, tô de volta para falar das vantagens e desvantagens do Guarda-roupa Cápsula. Como tudo na vida, não poderia ser diferente nesse caso.

Foram anos de resistência a essa ideia principalmente por achar que não daria certo com o meu estilo de vida. Por trabalhar com moda, ser influencer digital e consultora de imagem. Como isso poderia dar certo pra mim? Mas algumas motivações me levaram a quebrar esse tabu e resolvi que vou começar esse desafio. Quer saber quais foram? Dá uma lidinha nesse post aqui

Estou ainda na fase do planejamento do meu guarda-roupa, mas já posso adiantar para vocês algumas vantagens e desvantagens do guarda-roupa cápsula. Pelo menos para mim…

Vantagens…

1 – Praticidade no dia a dia

Você vai conseguir deixar o seu dia a dia muito mais prático, principalmente se você estiver no time das pessoas que não usam uniforme para trabalhar. Você vai conseguir fazer um planejamento bem detalhado e com bastante antecedência dos seus looks. Assim, você não vai mais perder tempo e ficar estressada tentando montá-los e muitas vezes sem sucesso.

2 – O seu guarda-roupa ou closet vai ficar mais arrumado

Como você terá muito menos peças para administrar, o seu guarda-roupa vai ficar menos empoeirado, desorganizado e abarrotado de coisas. Você vai perder muito menos tempo para manter as coisas organizadas. Vai usar este tempo em outras atividades mais prazerosas.

3 – Você vai desenvolver a sua criatividade

Com um guarda-roupa mais simplificado, a visualização das peças também ficará mais fácil. Mesmo que você já tenha montado a edição dos seus looks, você vai começar a visualizar outras possibilidades de uso e novas combinações.

4 – O seu estilo será percebido com mais facilidade

Por usar roupas combináveis entre si, você escolher peças que identifiquem o seu estilo com mais facilidade. Isso ficará cada dia mais óbvio para você e para as pessoas. A sua comunicação visual, ou seja, o que você quer “falar”, por meio das suas roupas, terá mais efetividade.

foto do Roupa Livre

5 – Você começara a ter uma nova experiência de consumo consciente

Aos poucos, você vai perceber que pode viver bem com menos coisas (não só roupas). Vai entender que o consumo tanto do seu dinheiro, quanto dos recursos do planeta, podem e devem ser aplicados de forma mais conscientes e inteligentes. Você não vai incentivar a industria do consumo desenfreado e não terá peças no seu guarda-roupa apenas para enfeite.

6 – Terá uma melhor relação custo X benefício

Do que adianta um monteee de peças no guarda-roupa que não se conversam e que mal duram uma estação ou três lavadas na máquina? Para fazer boas combinações você vai precisar de peças-chave, inteligentes, multifuncionais e que realmente sobrevivam aos modismos e ao seu uso mais continuo. Vai ter menos peças, um pouco mais caras, porém de maior qualidade, de maior durabilidade e algumas, também preocupadas com a sustentabilidade do planeta. (isso tudo só se estes conceitos fizerem sentido para você…)

7 – Você vai se envolver com uma causa, com um propósito

Nem que não seja para ajudar o planeta ou lutar por uma cadeia têxtil mais preocupada com o social. Que seja somente para ajudar a si mesma (o), você pode criar um compromisso de juntar uma grana para viajar, ou reformar a sua casa, por exemplo. Ou pode aproveitar para fazer um baita desapego e dar vida à vida de muitas pessoas, com o que não serve mais para você, mas que com certeza fará muito sentido para elas.

Desvantagens…

1 – Menos peças, mais lavagem de roupas

o título já diz tudo. O uso das suas peças vai aumentar muito, por isso mais lavagens e passadoria. Por isso, evite escolher peças que dão muito trabalho de conservação para um guarda-roupa cápsula. O risco dela ficar parada esperando aquela lavagem especial ou aquela passadoria é grande e será uma peça a menos para você. Com certeza fará muita falta.

Solução: Opte por um guarda-roupa que te dê um pouco mais de flexibilidade de tempo entre uma lavada e outra, ou seja, com mais peças. Ele é seu. Faço do jeito que for melhor para você, só não fuja do conceito, ok?

2 – Roupas que se “acabarão” com mais facilidade

Se você é do tipo que prefere quantidade à qualidade, vai com certeza ter dificuldades. As suas roupas vão se desgastar muito mais rápido e você terá a sensação de que vai precisar comprar ainda mais roupas para substituir as antigas.

Solução: Experimente comprar roupas mais perenes, ou seja, mais resistentes aos modismos e de mais qualidades. Eu sei que vai gastar um pouco mais para comprar menos. Mas pelo menos, mescle um pouco do seu guarda-roupa com peças desse tipo.

3 – Você pode enjoar das suas roupas

Isso realmente pode acontecer, pois o seu uso será constante.

Solução: como eu já disse antes, opte por um guarda-roupa mais flexível e ative ao máximo o seu poder criativo. Todos nós o temos, porém não usamos e ele fica lá adormecido no nosso cérebro. Mas quando o exercitamos ele vai se fortalecendo e nos surpreendendo. Experimente!

4 – Você pode virar vítima da mesmice –

Geralmente quando editamos um guarda-roupa cápsula sozinho e não temos muita experiência para isso pode rolar uma “travada”. Enfim, não entendemos muito bem ainda qual é o nosso estilo e o que realmente cai bem para o nosso biotipo. Com isso a edição dos looks pode ficar comprometida. Você pode se conformar rapidamente que não tem criatividade e deixar a monotonia tomar conta de tudo e aí a sua experiência será péssima.

Solução: chame aquela amiga verdadeira para te ajudar. Mas se você quer algo mais profissional e que realmente aborde todos os aspectos para que as chances da uma experiência mais bem sucedida aumentem, chame uma consultora de imagem. Eu por exemplo, posso te oferecer esse serviço presencialmente ou on-line. Fale comigo.

4 – Você vai consumir muito menos

Sim, isso é uma desvantagem para quem realmente gosta de comprar. Se isso te traz uma sensação de prazer, com certeza isso vai diminuir. Mas nesse caso, talvez essa seja uma oportunidade para você reavaliar os seus hábitos de consumo. Pense sobre isso.

Conclusão…

Eu acho que eu já falei bastante sobre as vantagens e desvantagens do guarda-roupa cápsula. Mas eu percebi que sobre as vantagens eu ainda tinha muitas outras a expor. Eu tive que resumir nas mais importantes, pelo menos para mim, pois o post ficaria gigantesco (já tá né? rsss).

Porém, com relação às desvantagens eu realmente citei todas que eu pude perceber, por meio das minhas pesquisas e experiência dos outros. A minha só vai começar na semana que vem. Vai durar 3 meses para experimentação.

Daqui a um tempo eu volto, com outro post, trazendo ainda mais vantagens e desvantagens, ou outras percepções. Gosto de ter as minhas próprias conclusões, mas o fato é: estou realmente muito animada por me permitir viver essa experiência e poder dividir aqui com vocês.

Para ver o diário do guarda-roupa cápsula, que vou chamar de “mini armário”, entra no meu instagram e me segue por lá @encontre_seuestilo. Você pode comentar na fotos ou mandar a sua dúvida por direct. Tento responder o máximo possível.

Um super beijo e até a próxima.

Rose Prado.

Rose Prado

Rose Prado

Designer de Moda, Pesquisadora de Moda e Consultora de Estilo e Gestora de Negócios de Moda
Rose Prado

Últimos posts por Rose Prado (exibir todos)

Vou amar ler e responder ao seu comentário ?