MODA e ESTILO · Tendências e Dicas de Moda

Tênis – como usá-lo em looks de lazer e trabalho.

Olá Pessoas!!

Se está chegando, Seja Bem Vindo. Se já é da casa, espero que esteja tudo bem…hehehe.

Hoje o assunto aqui é sobre tênis. É um sapato mega confortável, muito usado em situações informais e por jovens e daí surgiram várias dúvidas em como usá-lo e manter o estilo e uma certa elegância. Vou mostrar várias imagens de inspiração de como usar  os tênis e criar um tipo de categoria, para ajudar na explicação.

O Tênis Branco foi febre no último verão europeu e americano (2016). Como o nosso vem depois, acredito que por aqui não será diferente. Usado de A a Z, em muitas situações e por muitas idades….mas junto com esta febre outros tênis, lisos e estampados, casuais e esportivos foram ganhando espaço. O tênis virou uma peça versátil que exibe muita personalidade e estilo sem deixar de considerar o conforto.

Essa é uma novidade….não tão novidade assim. Desde que a Channel desfilou suas roupas de gala com tênis esportivos pesados em 2014, essa tendência vem se anunciando. Olhe o que a Gloria Kalil já dizia à época: “Agora o uso são dos tênis de treino, que é a maior novidade. É um recurso muito divertido que a moda adotou que dá uma rejuvenescida total em qualquer roupa”, comenta Gloria, mas que de fato, pegou mesmo, #geral, agora em 2016.

tenis-llok-festa-channel

Então para começar vou tentar explicar algumas diferenças entre os tipos de tênis….[Olha esse aqui é um ponto de vista meu, tá!! Apesar de trabalhar no ramo da moda, não sou detentora de todos os conhecimentos ao seu respeito e procurei muito uma classificação para os tipos de tênis e não achei. Caso alguém saiba, por favor, me envia o link para que eu me aprofunde ou até mesmo corrija algum desvio no post.]

# Tênis Casual

É aquela belezura que nós usamos mais nos momentos descontraídos e casuais, como o próprio nome já diz. É um tênis com aparência mais levinha e que não é indicado para a prática de esportes, por não conter amortecedores e a tecnologia necessária para não causar lesões. É o tênis do passeio, entende?? O tênis do conforto. Para viajar, para grandes caminhadas na hora das compras ou do lazer com as crianças…

Ele pode ser liso ou estampado e há uma infinidade de modelos. A Converse, que fabrica o All Star é a rainha desta “categoria”, digamos assim. Tem All Star de zilhões de modelos. Mas muitas outras marcas também o produzem. Indicado para todas as idades, porém você deve encontrar um que “tenha a sua cara” e que combine bem com as peças que você vai usar no guarda roupa. Se for usar um tênis muito estampado ou chamativo, opte por um look mais básico. Assim como, o contrário também é válido. Para quem tem o calcanhar sensível, sugiro o uso de calcanheiras ou palmilhas com saltinho para aliviar também as dores nas pernas.

tenis-casual-estampado

tenis-casual8tenis-casual-0

Os sleepers, ou melhor, o slip on (na versão tênis) do tipo flat form (que é este da imagem acima com a ponta prateada), que não tem cadarço e possuem a base mais reta e do tipo plataforma, é uma das melhores escolhas entre as fashionistas e mulheres mais modernas e maduras para deixarem a sua aparência num grau mais elevado de sofisticação. É perfeitamente usável em looks para o trabalho, pra quem ainda tinha alguma dúvida. Outros, parecem um oxford, mas são considerados tênis….veja: observe nas linhas mais minimalistas destes looks…

tenis-casual10

tenis-flat-form1Essa textura de verniz é uma das mais procuradas!! Fique de olho. Mas nos looks casuais esse danadinho é campeão de belezura na minha opinião…..olhem que lindos!!

tenis-casual9

Aproveito a deixa lá de cima, para já falar dos looks com tênis para o trabalho. Neste caso indico (mas faça como desejar) que eles sejam casuais e não de outros tipos que falaremos adiante. Veja como é possível dar elegância ao look trabalho e ao mesmo tempo ficar super despojada e confortável, além de super ligada na  moda.

look-trabalho-tenis3 look-trabalho-tenis5jpg

Achei esse truque de “stylish” (elegância e fashionismo) super legal, [o de tirar o cadarço do tênis], pois o deixa mais discreto e mais apropriado para o ambiente de trabalho. Por outro lado, a estampa de oncinha já é considerada um básico e pode ser usada tranquilamente com looks mais neutros.

look-trabalho-tenis2

look-tenis-trabalho5

Os modelos casuais podem vir metalizados ou com brilho (ou glitter, como preferir). Mas tome muito cuidado na hora da escolha, principalmente se for um ambiente de trabalho, mesmo que ele seja informal. Tem lugares como agências de publicidade, design ou ambientes de moda, em que eles são super bem vindos, mas em outros, nem tanto… O bom senso é sempre a melhor pedida.

tenis-casual-metalizado-brilho

E aproveito a imagem acima desta, para dar entrada numa segunda “categoria de tênis” que também está muito em alta e que como vocês podem ver, também pode ser usada neste ambiente.

# Tênis Casual Esportivo

Assim como o primeiro, este também vem em versões mais neutras e lisas, estampadas, metalizadas ou com glitter. Eu o classificaria como um tênis meio termo, nem casual e nem esportivo, porém, ele é do tipo que serve para práticas de esportes leves também, pois já tem uma construção que favorece algumas atividades, como caminhadas e academia, por exemplo. Ele tem uma carinha casual, mas com um toque de esportividade, entende?? kkkkk

Vou mostrar as imagens que falam mais que mil palavras…

look-tenis-casual-esportivo look-tenis-casual-esportivo3look-tenis-casual-esportivo2look-tenis-casual-esportivo4

E agora imagens de como usá-los tanto nas horas de lazer, bem como nas de trabalho…

look-tenis-casual-esportivo-lazer look-tenis-casual-esportivo-lazer2 look-tenis-casual-esportivo-trabalho

E para finalizar entramos, na terceira categoria….

# Tênis Esportivo

Esse é aquele tênis que tem cara de academia, sabe?? Geralmente coloridão e chamativo, cheio de amortecedores para aliviar o impacto das nossas articulações na hora da atividade física. Então, foi com esse tênis que toda esta história começou lá no inicio do post e em 2014. Mas na verdade ele tá pegando para looks fora da academia, agora….como já havia dito…

Então olha só:

tenis-esportivo-2tenis-esportivo-1

tenis-esportivo-3 tenis-esportivo-4

E para provar que tênis é atemporal (acho que pegou e não vai sair de moda, mas nem tão cedo…) e que não tem idade para ser usado, eis aqui algumas das que sou fã, pela elegância, pelo refinamento, pelo bom gosto e principalmente pelo bom senso: Gloria Kalil, Constanza Pascolato, Consuelo Blocker (filha da Constanza) e Lilian Pacce.

look-divas-tenis look-divas-tenis2

Enfim, se ainda pairam dúvidas em como usar os tênis, mandem para mim, que vou tentar ajudar. O mais importante, se você observar, é que na maioria das imagens, os looks são minimalistas ou com poucos detalhes e os tênis dão o arremate moderno da moda.

Um super beijo, galhera!!! kkkkkk

Rose Prado

Rose Prado

Rose Prado

Designer de Moda, Pesquisadora de Moda e Consultora de Estilo e Gestora de Negócios de Moda
Rose Prado

Últimos posts por Rose Prado (exibir todos)

Vou amar ler e responder ao seu comentário ?