Cabelos · Vida Saudável

Queda de Cabelo X Anemia

Olá gente!!

Cuidar dos cabelos, faz parte da nossa rotina de higiene pessoal. Mas as vezes descuidamos deles, que se são a moldura do nosso rosto e podem ajudar a melhorar ou a piorar o nosso aspecto geral, mas principalmente a nossa autoestima.

Confesso que nessa parte de beleza, nunca fui expert. Sempre fiz somente o b-a-bá e tive a sorte de ter um cabelo que não demandava muitos cuidados, mas que, de um tempo para cá, eu sinto que está sofrendo danos visíveis. Tem perdido o brilho, o viço, o volume. O cabelo está ficando mais fino e por consequência caindo muito mais, auxiliado por uma anemia profunda que me seguiu durante os últimos 3 anos. Comecei a ficar péssima com isso e sentindo que alguma coisa muito errada estava acontecendo, tanto dentro, como fora de mim.

A fibra capilar é composta por Carbono, Hidrogênio, Nitrogênio, Oxigênio e Enxofre que unidos, formam uma proteína chamada queratina que representa 85% da composição do cabelo, completado por 12% de água e 3% de lipídios. Por outro lado, a anemia diminui a contagem de sangue e a sua circulação fica menos eficiente, de modo que os folículos pilosos não recebem a quantidade necessária de oxigênio e nutrientes. Juntando os dois fatores, os fios ficam mais finos e aí começam a desabar da sua cabeça. Além disso, a idade, principalmente depois dos 40, que é o meu caso, também ajuda nesse processo de afinar o cabelo (mas isso varia de caso para caso e é causado por outra razão).

Com base nestas coisas todas e não só por isso, e sim por questões de saúde mais graves, estou fazendo um tratamento médico junto a um hematologista (que é especialista em sangue) e depois de um longo tratamento, com muito ferro direto na veia (1 hora por dia, 3X por semana, durante 3 meses), a recuperação está se iniciando. Finalmente finalizei esta etapa, que me causava insuportáveis dores renais pelo resto do dia – o que me deixava de cama, agora estou fazendo o tratamento com remédios em casa… Mas é impressionante como uma anemia, pode nos derrubar. E na verdade subestimamos muito essa doença, que pode ter sérios agravamentos.

Agora já sinto de volta grande parte da minha vitalidade e disposição para simplesmente tudoooo, porque eu andei uma época que não tinha forças para nadaaaa. Mas tudo isso foi causado também, (e por outros motivos que depois conto), por causa desta fraqueza no sangue.

Os cabelos ainda não pararam de cair, mas na hora do banho, sinto que já deu uma boa diminuída (pois eu enchia de dois a três punhados abertos de cabelos perdidos por dia – um deles molhado, o que agrupa muito mais fios) e já vejo muitos cabelinhos novos nascendo, porém ainda muito fininhos.

Fora a parte do sangue, por outro lado, sei que devemos cuidar da fibra capilar de dentro para fora e de fora para dentro e iniciei este processo de duas formas: comecei a tomar uma vitamina composta de biotina (formada por vitaminas do complexo B, importantíssimas para a circulação sanguínea entre outros fatores que fortalecem unhas, cabelo e melhoram o aspecto geral da pele) entre outras vitaminas (na verdade já estou terminando o primeiro pote, que durou 2 meses) e retornei ao Cronograma Capilar com base no Low Poo – que explico em outro post o que é e como faço.

Só lembrando, a biotina pode ser encontrada na alimentação, como gema de ovo, leite e derivados (como queijo, manteiga e iogurte), carne de boi, aves e peixes, nozes, soja, aveia, gérmen de trigo, espinafre, couve-flor, arroz integral e frutas (principalmente laranja, melão, abacaxi, banana, morango, melancia e abacate). O excesso consumido é expelido pela urina, mas no intuito de garantir o processo de ingestão deste complexo diariamente e em dose suficiente, resolvi tomar as capsulas (mas converse isso com o seu médico. Eu conversei e a minha não me deu contra-indicação, apesar de preferir a ingestão por meio dos alimentos)

Na verdade, a minha intenção com este post, foi criar um alerta, para você que está com queda excessiva de cabelo e que pensa que o problema pode ser a química, a chapinha, algum produto novo, o uso excessivo do secador ou a poluição. Lógico que tudo isso pode contribuir e muito, mas pode não ser a principal causa. Por isso, quando o cabelo começar a cair mais que o normal – que é uma média de 100 fios por dia, procure urgente um dermatologista e peça um bom exame de sangue. A causa pode estar na anemia, que além de fraqueza, cansaço, taquicardia, diminuição na memória, sono agitado, tonturas e mal estar podem derrubar a moldura do seu rosto!

Quando eu fiz isso, a minha doença já estava num grau muito muito avançado, o que tornou o tratamento bem mais complicado… e os efeitos da melhora visíveis somente a longo prazo.

Espero ter ajudado um pouco com a minha própria experiência.

Um Super Beijo.

Rose Prado.

Rose Prado

Rose Prado

Designer de Moda, Pesquisadora de Moda e Consultora de Estilo e Gestora de Negócios de Moda
Rose Prado

3 comentários em “Queda de Cabelo X Anemia

Vou amar ler e responder ao seu comentário ?