MODA e ESTILO · Tendências e Dicas de Moda

Guarda-roupa Básico e Essencial

Depois de um fds de total imersão no sofá assistindo aos jogos olímpicos…a vida retorna. Vamos conversar sobre o Guarda-Roupa Básico e Essencial…. e já vou avisando….esse post vai ser grande, mas muitoo informativo também. Larga a preguiça de lado e vem comigo!!

TEM UPDATE, NO FINAL DO POST!!

Uma das coisas que as pessoas mais perguntam é sobre o que compõe um guarda-roupa básico e apesar deste nome, isso não significa que ele tenha que ser monótono, chato ou simples demais. Tenho certeza de que já ouviram a famosa frase (do arquiteto alemão naturalizado americano – Ludwig Mies van der Rohe) – “menos é mais” e o que vamos incorporar deste conceito, são linhas mais simplificadas porém construídas sob boas modelagens, costuras e matérias-primas.

O que é necessário para compor um guarda-roupa básico, depende muito do estilo de cada um, pois o que pode ser imprescindível para um, pode não interessar ao outro. O clima de uma região, por exemplo, também pode alterar esta lista. Pensando nisso, fiz um apanhado de imagens que podem se encaixar em vários estilos. A ideia é a compreensão do que é o básico para você!!

Por isso o recomendável na hora da compra do guarda-roupa básico, é:

  • Primeiramente, conheça o seu estilo, pois o básico tem várias formas e você pode encontrar o que melhor combina com você e com o que já tem no seu guarda-roupa.
  • Há peças básicas para todos os tipos de bolsos, mas lembrem-se que a ideia é que elas sejam atemporais, ou seja, livres de tendências ou modismos e que possam ter longa durabilidade, por isso, se puder, invista em peças de boa qualidade.

Vamos começar pelos Blazers. Veja algumas inspirações de como usá-lo, pois ele pode se inserir em várias ocasiões: do mais despojado ao mais clássico, do lazer ao trabalho. Blazers coloridos, também podem compor esta “listinha básica”, pois é como disse antes. Talvez o seu estilo seja mais despojado e você ache o preto mais sóbrio, por exemplo. Então, opte por cores. Mas os queridinhos são mesmo os: preto, branco, off-white, nude e o azul marinho.

Observe linhas mais clássicas e com poucos detalhes. Tecidos com bom caimento e uma boa costura, assim como um bom acabamento, ajudam a manter a elegância do visual.

A Calça de Alfaiataria é outra peça que se faz fundamental, pela sua versatilidade. Geralmente ela é de tecido plano, mas a modelagem é que pode variar, assim como as cores. A preta é muito utilizada porque é mais clássica e combina com praticamente tudo, da camiseta, fazendo um visual mais hi-lo (ou seja, misturando o sofisticado com o básico) à camisa branca também de alfaiataria, que reluz muita elegância. Mas para ser básica, as cores neutras são mais aconselháveis porque são mais combináveis com outras peças.

A Calça Jeans Reta é um dos modelos mais clássicos e básicos porque vai bem com todo o tipo de corpo, mas atualmente é uma raridade. Quase não a encontramos em virtude da imensa variedade de calças jeans, cheias de detalhes e do modelo Skinny que tomou conta do gosto popular e virou um “novo clássico”, mas que já não combina com todas as silhuetas, mesmo com tanta insistência no seu uso. Os modelos flare com pouca abertura e os de cintura alta com modelagem mais reta também podem ser considerados básicos.

Uma outra característica da calça jeans básica é ter uma lavagem (ou seja, tonalidade) uniforme ou com muito poucos detalhes. E o novo jeito de usá-la é dobrando a sua barra.

Outro elemento super importante nos nossos Básicos, é a Camisa Jeans, que diferentemente da calça, em qualquer lavagem, pode ser considerada básica. É uma peça extremamente versátil podendo ser o elemento principal ou uma excelente sobreposição. Ou ser a melhor acompanhante de uma peça de impacto. O melhor de tudo é a liberdade de combinações que temos ao usar uma camisa jeans. Por isso, é uma item fundamental. O ideal é ter duas lavagens para conseguir uma boa variação nos looks.

Chegamos na metade da nossa seleção de ouro…rss, e vamos à Camisa Branca. É um símbolo de elegância e sofisticação além de transmitir limpeza, segurança e imponência. Então use e abuse desta peça, que também pode vir em vários tecidos e modelagens. Cuidado para não escolher modelos com muitos detalhes de moda, para torná-la clássica e uma peça realmente atemporal.

A boa e velha T-Shirt, também é uma figurinha repetida nos repertórios dos guarda-roupas básicos. Ela complementa os visuais mais despojados. Nem por isso devem ser de baixa qualidade. Uma boa camiseta pode durar temporadas, desempenhando o seu papel de forma respeitável. Elas podem ser finas ou grossas e de muitas modelagens. Para fazer parte do básico, prioritariamente, escolha as de cores neutras. Podem ser com ou sem estampas.

Chegou a vez dele. O nosso querido “Pretinho Básico“. Coringão para muitas ocasiões. Por isso se faz muito importante, termos mais de um modelinho, para aplicar à ocasião correta. Por exemplo, o pretinho básico da festa, o pretinho básico do trabalho e o pretinho básico da diversão…. Um dos modelos mais clássicos, muito usado pela princesa Kate e que combina com todos os tipos de corpos, é o tipo envelope. Mas o tubinho também não fica para trás. Vejam quantas inspirações legais…

pretinho-basico2

E vamos para uma super querida do guarda-roupa feminino, principalmente no nosso clima tropical. A Saia Básica, que pode assumir algumas modelagens como: a reta, a lápis e a evasê. A cor preta é a mais coringa.

Veja como eu usei um dos meus pretinhos básicos. Clique aqui.

saia-basica saia-basica2Um outro item indispensável num guarda-roupa básico é uma boa Jaqueta. E como eu falei antes, a escolha deste item vai depender do estilo de cada pessoa e do seu uso em função do clima. Por isso, separei alguns modelos de jaquetas bem versáteis e básicas. No Jeans, com lavagens simples e no couro em cores neutras, como o preto e o marrom. Vamos ver?

jaqueta1 jaqueta2

E enfim, uma peça que independente do clima….quando sopra um ventinho um pouco mais friozinhooo, coisa pouca, a gente já deseja. O Cardigan, se for abertinho ou O Suéter, se for fechadinho. Essa peça sim, quanto mais básica, maior o seu poder de combinação. Por isso, sugiro cores básicas como o preto, o marrom, o nude, o cinza, o off-white, o vinho ou o azul-marinho.

cardigan-sueter cardigan-sueter2

E chegamos ao fim de mais um post, cheio de dicas e fotos inspiradoras para vocês. Espero que tenham gostado e que se inspirem para montar um guarda-roupa básico com a sua cara e bem versátil.

Fotos: Pinterest.

12/03/2017 – UPDATE:

Siga o canal no YouTube e acompanhe este post em forma de vídeo.

16/03/2017 – UPDATE

Um Super Beijo!

Rose Prado.

Rose Prado

Rose Prado

Designer de Moda, Pesquisadora de Moda e Consultora de Estilo e Gestora de Negócios de Moda
Rose Prado

Últimos posts por Rose Prado (exibir todos)

Vou amar ler e responder ao seu comentário ?