ORGANIZAÇÃO

Faça Você Mesmo – Suporte para organizar colares

Olá Minha Gente!!

Hoje vou colocar aqui o passo a passo de um projeto de “Faça Você Mesma” – DIY (Do It Yourself), que fizemos final de semana passado. Como eu já havia dito aqui em outro post, o que conta um pouco do objetivo do blog, que no final de semana, gosto de dedicar a minha casa e ao convívio com o meu marido. Por isso, sempre inventamos pequenos projetos para fazer em casa.

Eu gosto muito de bijoux….quem me acompanha já sabe….rss, e estava com problemas na organização dos meus colares. Estavam muito amontoados….onde tinha um ganchinho, ou algo que servisse para pendurar coisas, tinha um espalhado….então resolvemos criar um porta colares. Como disponho de muito pouco espaço e poucas paredes para pendurar coisas, precisei fazer de um jeito que eu conseguisse colocar o maior número de colares possíveis. Vejam como foi…

Precisei de:

  • 2 pedaços de madeira ou mdf (no meu caso foram de 45 cm de comprimento X 10 cm de largura). Eles precisam ficar bem certinhos. Se não tiver como cortá-los, peça a um marceneiro;
  • 1 broca para madeira bem fininha….(ela tem que ter uma bitola um pouco menor que a do ganchinho que escolher colocar no suporte de colares);
  • 30 ganchinhos com rosca de parafuso;
  • 2 parafusos de parede com suas buchas nº8;
  • 2 suportes em L;
  • 4 parafusos de madeira pequenos que não atravessem a espessura da madeira;
  • Tinta spray multiuso da cor que preferir – eu usei amarela;
  • Furadeira.
  • um lugar ou superfície para executar o trabalho com segurança.

P_20160724_115439

Vamos ao trabalho:

1ª etapa é afixar, bem nos cantinhos de um dos pedaços da madeira, o suporte em L, com o auxílio de uma furadeira. Se a madeira escolhida for molinha, você poderá conseguir somente usando uma chave de fenda.

P_20160724_120107

2ª etapa é juntar os lados das madeiras, sobrepondo uma a outra de maneira a formar um ângulo de 90° com o auxílio do suporte em L e vai ficar deste jeito. (Faça os buracos, com a furadeira, no lado da madeira que vai ficar preso na parede antes de colocar o suporte em L, pois facilita o trabalho) – Use a broca nº 8, que é a mesma que você vai usar para furar a parede, só que use a broca para madeira.

P_20160724_120957

Depois de pronta a estrutura, chegou a hora de pintar. Se você quiser que os ganchinhos fiquem da mesma cor do suporte, então distribua-os antes da fase da pintura. Eu não quis. Gosto daquela cor de bronze que já vem neles.

Usei uma superfície de papelão para pintar com a tinta spray. É só agitar bem a latinha e posicionar a mais ou menos 30 cm de distância e aplicar de forma contínua. Cuidado para não aproximar muito, pois pode acumular tinta.

Screenshot_2016-07-27-10-19-15-1

Depois de pintado é só fazer a distribuição dos ganchinhos com ajuda de lápis e trena. O meu pedaço de madeira tem 45 cm. Então, eu deixei 1,5 cm nas extremidades. Sobrou 42 cm internamente e dividi ao meio este espaço, resultando em 21 cm para cada lado. Então coloquei 7 ganchinhos de cada lado deixando um intervalo de 3 cm de um gancho para o outro. Fiz isso nos dois pedaços de madeira.

Aqui foi fundamental fazer previamente o buraco de afixar o ganchinho, com aquela broquinha com a bitola mais fininha que a do gancho. Depois é só girar o ganchinho e ele prende normalmente.

 

Observe que na lado da madeira com os furos, eu coloquei os ganchinhos na borda lateral e no lado da madeira que vai ficar perpendicular à parede, eu coloquei no meio. (essa mancha é a digital do meu marido….kkkk – Ele queria deixar a marca dele!)

Screenshot_2016-07-27-10-19-35-1

Chegou a hora de pendurar na parede. Use bucha número 8 na furadeira e os dois parafusos, longos para garantir que fique bem presa à parede, pois alguns colares reunidos podem ficar pesados.

P_20160727_094009

E assim ficou o suporte para colares no cantinho das bijouxs!! Esse outro suporte de madeira também fizemos. Vou tentar recuperar as fotos e mostrar aqui como fizemos.

Eu amo amarelo!! Uma das minhas cores favoritas. É alegre, vibrante e otimista sem ser cansativa. E o contraste com o tom de madeira acho muito interessante.

P_20160727_094153 P_20160727_094211

Fizemos em aproximadamente 1 hora. Demorei mais tempo arrumando do que fazendo o suporte e amei amei amei o resultado. E pra quem não sabe, os meus projetos de “Faça Você Mesmo” – são quase sempre a 4 mãos, porque esta é uma forma de agregar a nossa energia, minha e do meu marido, a tudo que fazemos na nossa casa, que cada dia mais tem a nossa personalidade. Além disso, ficamos juntos e envolvidos em tudo. Acho uma excelente terapia também….kkkkkk.

Um Super Beijo, e até já!!

Rose Prado

Rose Prado

Rose Prado

Designer de Moda, Pesquisadora de Moda e Consultora de Estilo e Gestora de Negócios de Moda
Rose Prado

2 comentários em “Faça Você Mesmo – Suporte para organizar colares

    1. Nossa Andréa que bom que gostou!! Além de ajudar na organização do dia a dia, é uma ótima forma de estarmos juntas aos maridos, namorados e afins…kkk em projetos feitos por nós, com a nossa energia, com a nossa cara, não é mesmo?? Um Super Beijo.

Vou amar ler e responder ao seu comentário ?