Dicas de Estilo · MODA e ESTILO

Estilos Universais – Elegante

Muitas pessoas fazem confusão entre o estilo clássico/tradicional com o estilo elegante e é fácil entender o por quê. Ambos trazem consigo boas doses de sofisticação e a escolha por produtos de qualidade, mas principalmente porque são muito aceitáveis em ambientes de trabalhos e situações formais de uma maneira geral.

A grande diferença está no fato de que no Estilo Elegante é possível ousar um pouco mais. É um estilo base que pode ser misturado com outros, como o esportivo, o romântico, com o sexy…. sendo que, o seu lado mais voltado com o que já conhecemos do clássico/tradicional, garante o toque de classe, elegância e sofisticação que são essenciais a este estilo.

Pertence a mulheres maduras, que possuem a consciência do que querem e do que é mais importante em suas vidas. Trazem a maturidade associada ao senso de novidade. Gostam de misturar elementos mais clássicos com outros “da moda” ou outros com os quais sintam-se mais confortáveis, ou ainda, que se aproximem da sua verdadeira essência, pois por ser um estilo base e muito cobrado em dresses codes profissionais, é o que se mistura com aquele outro estilo que pode ser o predominante em você. Ou seja, ele tanto pode ser o seu principal, quanto pode ser o que fornece a estrutura para você dar as pitadas do seu estilo predominante, num ambiente de trabalho, por exemplo.

Sem mais blá blá blá, vamos aos exemplos visuais e se você está acompanhando a série de posts, vai entender bem claramente a diferença entre o Romântico , o Clássico/Tradicional e este, que foram os estilos abordados até o momento.

#Elegante – Casual

O blazer, o Scarpin e bolsas estruturadas são seus fiéis escudeiros. Aqui está um bom exemplo da mistura do Clássico, com peças casuais como o jeans, fazendo uma excelente jogada de Hi-lo (Peças caras e sofisticadas, geralmente encontradas no Estilo Clássico com peças mais básicas de menor valor agregado, facilmente identificadas no Estilo Esportivo – mas isso não é uma regra. Podemos ter situações inversas também, nas quais as peças de maior valor agregado são justamente as esportivas….). Uma outra visão que se tem no estilo elegante-casual é a da releitura de peças clássicas com toques mais modernos, como o scarpin prata ou blazers com modelagens diferenciadas, a depender do momento da moda, que podem ser mais slim ou mais oversize, por exemplo.


Observe que mesmo as peças esportivas sendo partes super importantes do visuais, as peças clássicas são as estruturantes e colocam-se como indispensáveis para o tal “toque de elegância” necessário ao estilo. Há liberdade na forma de usá-las também, o que pode aproximar ou confundir-se com o Estilo Criativo ou com o Moderno que veremos em outros posts.

#Elegante – Chic

A pegada de modernidade aparece, com propostas de estamparia ou modelagens mais ousadas que no estilo clássico, porém sempre mantendo a finesse dos tecidos, dos detalhes e do aspecto geral do look. Há uma sofisticação implícita com ares de mais modernidade.

#Elegante-Fashion

A informação de moda e das apostas do momento aparecem sabiamente mescladas aos elementos mais clássicos. Percebemos uma mistura de estilos, tendo como a base, o elegante. Muitas pessoas o confundem com o estilo moderno com toda razão. As vezes é difícil dizer se o que prevalece no look é a parte elegante ou a moderna…. Sem neuras de encaixá-lo em uma determinada classificação, o que importa é compreender a essência da proposta.

#Elegante-Constanza

E eu não podia fechar este post sem falar de um dos meus ícones de elegância nacional e atemporal – Contanza Pascolato. De bom gosto indiscutível, ela tem o seu estilo próprio baseado na elegância, mas muito misturado com o estilo moderno também, sem jamais, deixar o conforto de lado. Está à frente do seu tempo, compreende-se enquanto corpo X imagem X comunicação e inspira fashionistas de todas as idades, assim como a jovens senhoras, a perceberem que idade ou maturidade nada tem a ver com tédio, sobriedade total ou falta de criatividade. Amo de paixão e quero ser assim, desde já!! hehehe.

Para o post como um todo, busquei imagens em que sempre haverá uma prevalência do elegante. As interpretações imagéticas a partir de agora ficam mais complexas, mas isto é natural, visto que a moda anda altamente mixável entre seus próprios estilos.

Apesar de ser importante “fazermos parte” de algum contexto, a necessidade pela expressão do “Essa sou eu” – ou seja, o seu estilo misturado à sua personalidade, está, a cada dia, mais importante e mais vanguardista do que nunca. Então seja você, mas encontre-se de forma, que você realmente seja feliz e esteja comunicando, por meio do seu visual, exatamente o que quer.

Um Super Beijo.

Rose Prado

Rose Prado

Rose Prado

Designer de Moda, Pesquisadora de Moda e Consultora de Estilo e Gestora de Negócios de Moda
Rose Prado

Vou amar ler e responder ao seu comentário ?