Dicas de Estilo · MODA e ESTILO

Estilos Universais – Conheça o Estilo Romântico

Olá gente!!

O nome do Blog é Encontre Seu Estilo. É por isso que estou aqui. Para te ajudar a encontrá-lo, e então, resolvi fazer uma série de posts que falam dos Estilos Universais da Moda. Vamos começar com o Romântico, mas antes eu preciso contextualizar essa história toda….

Muitas pessoas me perguntam o que é ter estilo? Este “estilo” é diferente do “estilo” que falaremos aqui neste post. Sobre o primeiro tipo de estilo – o pessoal, o que vem atrelado ao gosto pessoal e ao seu modo de se expressar você pode entender melhor lendo Entenda Tudo Sobre: Ter ou Não Ter Estilo Pessoal

Já os Estilos Universais, são certas características reunidas em torno de roupas e acessórios, que as enquadram numa categoria (explicando aqui de uma forma bem superficial, para que todos possam entender). Por exemplo: Estilo Romântico – está associado a roupas mais meigas, femininas, românticas, com um certo ar de recato, com babados, rendas, laços, modelagens com detalhes arredondados, tecidos confortáveis, macios e fluidos, cores suaves e na maioria das vezes opaca, entre outras coisas. Uma dissidência do Estilo Romântico, que não chega a ser classificado como universal, e que traz uma natureza mais comportamental associada a uma época, é o Vintage, que retrata características da roupas, arte e comportamento dos anos 20 aos 60. Seria um Romântico com uma atitude mais retrô. Deu para entender? E não é só esse… tem vários outros. A moda, por seu caráter sempre cíclico e muitas vezes inovador, se encarrega de criar novas dissidências o tempo todo.

Vale lembrar que, em geral, não possuímos apenas um estilo. Isso pode acontecer, mas é bem difícil. Podemos acumular até três estilos universais em nossa personalidade (e agregá-los ao estilo pessoal), sendo que um deles será o predominante. A Consultoria de Estilo ajuda a identificá-los, bem como a classificar a sua predominância. Diga-me qual é o seu!!

# Estilo Romântico

A mulher romântica possui ares sonhadores, envoltos numa aura de pureza, uma certa ingenuidade e muita feminilidade, mas nem por isso, menos sensual… É carismática, acolhedora, mas resguarda os seus sentimentos, demonstrando certa timidez. Conversa com o espelho, é ponderada, e mesmo as mais rebeldes, digamos assim, ou seja, mesmo as que puxam pelo lado vintage, não descuidam nunca  do fator embelezamento, ao inserir detalhes como rendas, tules, babados, fitas, tiaras, laçarotes, alguns tipos de chapéus, sapatilhas, sapatos do tipo boneca, Anabelas, Espadrilhes, Scarpins, Peep Toes, tecidos fluidos e tons pasteis (com exceção das Pin Ups – ícones da “mulher dos sonhos” dos soldados americanos durante a guerra entre os anos 40 e 50, que são mais provocantes e destacam-se por sua postura, usarem cores vibrantes e uma pegada sexy).

Não dispensam as estampas florais, os poás (as bolinhas), amam vestidos e saias em todos os comprimentos. São pouco ligadas nas “últimas tendências da moda” por possuírem um senso estético muito peculiar e próprio. Mas atualmente, as mais moderninhas são conhecidas pelo estilo Ladylike, que combina peças românticas com modernas, mas deixando predominar a feminilidade.

Muitas vezes confundidas com frágeis e tolas ou “facilmente manobráveis”. Profissionalmente falando, as românticas demais em seu jeito de se vestir, podem ser vistas e consideradas submissas e vulneráveis, “as bobinhas” ou pouco assertivas, (o que não é nem um pouco verdade e sim, um rótulo estereotipado, diga-se de passagem, muito preconceituoso, mas muito recorrente no inconsciente coletivo 🙁 ).

Então, para a hora do trabalho, é sempre bom mesclar elementos do que é a sua cara, com os daqueles outros dois estilos que falei lá no início, lembram? Assim, você continua sendo você e não transmite uma comunicação visual errada com sinais não-intencionais. Isso mesmo! Você pode nem saber o que está comunicando para as pessoas por meio das suas roupas… Por isso é tão importante entender os significados ocultos ou semi-inconscientes que uma roupa pode transmitir.

Romântica Ladylike

Romântica para Trabalhar

Romântica para Festa

Romântico Vintage (Retrô)

Pin Ups

O Estilo Romântico é muito atemporal e tem muitas e muitas inspirações e conforme a moda vai evoluindo e se reciclando, vai adotando características próprias em determinadas épocas, daí surgem estes outros, digamos, “micro-estilos”, como o Ladylike, o Vintage (retrô) até chegar ao estilo um pouco mais sensualizado inspirado nas Pin Ups.  E muitas vezes eles se confundem entre eles, ficando complicado uma categorização mais específica (o que na moda está, a cada dia, ficando mais difícil, porque a tendência é a de misturar estilos para torná-los individuais, entendem?)

A nossa proposta é fazer com que você possa se encontrar em meio a tanta diversidade e tomar partido, não só de um, mas de todos que te façam feliz, do seu jeito, da sua forma – tornando-o o Seu Estilo.

Ahh como vocês preferem os posts? Com imagens grandes e individualizadas como no início ou assim em forma de colagem, como no final? Estou fazendo os testes. Digam aí o que acham.

Um Super Beijo,

Rose Prado.

Rose Prado

Rose Prado

Designer de Moda, Pesquisadora de Moda e Consultora de Estilo e Gestora de Negócios de Moda
Rose Prado

Vou amar ler e responder ao seu comentário ?