MODA e ESTILO · Tipos de Corpos

Corpo do Tipo Retângulo: Descubra todos os truques [Encontre Seu Estilo]

Olá Minha Gente!! De volta com a série que fala sobre os tipos de corpos, estamos chegando na reta final. Já falamos do tipo Pera ou Triângulo, do tipo Maçã ou Oval e do Ampulheta. Falaremos agora sobre o corpo do tipo Retângulo e o último será o Triângulo Invertido

A super boa notícia para quem tem o corpo do tipo Retângulo é que você está simplesmente acompanhada da maioria das silhuetas femininas no mundooo. Ou seja, você é mais normal do que imagina…kkkk. Muitas atrizes e modelos tem este tipo de corpo e não à toa, pois é um tipo que veste bem quase todo tipo de roupa. Observe também que muitas dicas do corpo ampulheta servem para você e vice-versa.

corpo do tipo retangulo

 

 

Como as suas medidas são praticamente as mesmas nos ombros, cintura e quadris (estes são os três pontos do seu corpo a serem medidos), a grande sacada para deixar o corpo do tipo retângulo com um pouco mais de curvas é: criar uma ilusão de cintura. E temos três formas para fazer isso.

1 – Crie volume na parte superior do seu corpo e faça um equilíbrio com a parte inferior.

2 – Marque a cintura (e isso pode ser feito de várias formas, como veremos adiante)

3 – Tire a atenção do olhar na região da cintura, caso não deseje marcá-la.

Usar roupas mais folgadinhas ou mais retas em seu modelagem, não é propriamente um erro. É uma questão de estilo. Se você gosta do seu visual assim, não tem porque se preocupar em criar uma cintura, e eu particularmente vejo um enorme charme nesse tipo de look. Os tubinhos retos, por exemplo, são lindos e ficam perfeitos neste tipo de corpo! No entanto, o visual que a cintura marcada traz, nos dá a sensação de um corpo do tipo retângulo mais equilibrado em termos de formas e isso proporciona um enorme bem estar. Então, você decide. Mas vamos às dicas?? (eita mulher que fala viu…kkk)

Corpo do tipo Retângulo – O que te favorece:

  • Tudo que forme cintura: blazers, camisas, jaquetas, coletes e etc. Isso significa que a modelagem com pences é perfeita para você.
  • Jaquetas, coletes e boleros na altura da cintura;
  • Decotes em V, U, Canoa, ombro a ombro e tomara que caia; (Para quem tem pescoço longo quase todos os tipos de gola estão liberados).
  • Colares e brincos grandes e/ou chamativos;
  • Sutiãs com bojo ou enchimento, de preferência bem estruturados;
  • Roupas com detalhes e ombros estruturados;
  • Vestidos com recortes na cintura;
  • Saias com volume: evasê- com volume ou do tipo A, plissadas, rodadas como as godês, patinadoras (com babados no final);
  • Shorts e calças com volumes na região da cintura, com bolsos ou pregas. As do tipo clochard são muito bem vindas;
  • Cintos (de preferência da mesma cor da parte inferior que estiver usando), faixas e obis – estes serão os seus fiéis companheiros;
  • listras horizontais.

Corpo do tipo Retângulo – O que te desfavorece:

  • Deixar a barriga aparecendo;
  • Decotes quadrados
  • Tops croped;
  • Cintura muito alta ou muito baixa em calças, saias e shorts;
  • Casacos com modelagem reta;
  • Para pescoços curtos – evite a gola rolê ou gola alta.
  • Listras verticais.

Inspirações para o Corpo do tipo Retângulo

Para ficar mais claro, vamos ver em fotos:

corpo do tipo retangulo-ese

Recortes na cintura, decotes profundos e esse detalhe na região da cintura, marcando-a ou simplesmente uma cintura mais ajustada seguida de uma saia com volume. Ahh é bom lembrar que ajustada não é justa demais e nem colada. É junto a cintura.

corpo do tipo retangulo-ese

Decotes com drapeados dão volume a parte superior do vestido. O transpasse do decote tomara que caia e o término deste detalhe na altura da cintura, seguida de uma saia volumosa dão curvas imediatas ao corpo do tipo retângulo. No outro exemplo, a cintura está evidenciada pelo detalhe e desta vez, o look traz volumes nos ombros, já que a saia é um pouco mais afunilada. O vestido branco é impecável e não há como não criar uma falsa cintura com este modelito.

corpo do tipo retangulo-ese

A Gwyneth Paltrow é conhecida pelo seu corpo retangular e esse vestido criou uma ilusão de cintura sensacional. Recorte na cintura, a parte escura do tecido concentrada nesta mesma região e a fenda nas pernas seguida de uma saia com bastante volume. Perfeito! Parece mesmo que a cintura é bem fina. No segundo caso, o bojo mais estruturado trouxe um volume para a parte superior do vestido. O preto na parte superior afina a silhueta. Já o branco na parte da saia, alarga a silhueta e proporciona o equilíbrio do qual estamos falando.

corpo do tipo retangulo-ese

Ainda falando dos recortes na cintura, vejam no primeiro exemplo que foi acima da cintura e com o efeito volumoso da parte da calça do macacão a cintura ficou parecendo bem mais fina e a Grazi é um excelente exemplo de retângulo. Na segunda foto, o recorte ficou abaixo da cintura, deixando esta região bem marcada. A modelagem flare ajuda a manter o equilíbrio entre as partes. No terceiro caso, eu quis mostrar o efeito emblusado da parte superior. Com isso a região da cintura fica mais evidente. Esse truque pode ser usado em blusas, vestidos e macacões. É uma super dica para criar uma cinturinha para o corpo do tipo retângulo.

corpo do tipo retangulo-ese

A parte superior do look trouxe um ombro a ombro com bastante personalidade e cor clara que alarga esta parte da silhueta. Já a parte inferior veio com uma calça pantacourt com bastante volume. Com isso, conseguiu-se um equilíbrio entre as partes e a região da cintura pareceu mais fina. No segundo exemplo, podemos ver uma estruturação maior na parte superior e volume na região dos quadris dado pelas pregas da calça. Perfeito.

corpo do tipo retangulo-ese

O Top croped não é muito recomendado para o corpo do tipo retângulo, assim como a cintura muito alta, mas vejam que a sacada aqui ficou por conta do cós da calça ajustado a cintura, dando a impressão de um cinto largo seguido do volume na região dos quadris que ficou equilibrado com o volume dado ao top por meio do bojo do sutiã ou dos seios (não sei quem foi o responsável pelo volume neste caso, mas funcionou!)

corpo do tipo retangulo-ese

As calças (ou shorts ou saias) clochard são excelentes aliadas de quem quer conforto e ao mesmo tempo criar a ilusão de cintura. Sou suspeita para falar por que amo de paixão. Acho muito Cool & Comfy.

corpo do tipo retangulo-ese

Listras horizontais podem e devem ser usadas por que alargam a silhueta do corpo do tipo retângulo. Blusa mais sequinha com a gola sobreposta de tricô junto com a saia rodada trouxe a cinturinha que buscamos ao look. No segundo caso, a faixa preta na vertical alonga a silhueta e traz uma sensação de cintura mais fina perfeitamente equilibrado com a jaqueta no comprimento da cintura. E na terceira foto, um excelente exemplo do uso do obi para marcar a região. Mas a dica é: se estiver com um pouquinho de barriga, não o aperte muito e tente posicioná-lo exatamente em cima de onde há uma maior saliência. Apertar demais cintos, faixas e obis vão salientar ainda mais a barriga e vai ficar bem esquisito.

Agora para arrematar esse post (super longo, mas recheado de informações), mais algumas imagens que ilustram tudo o que foi dito acima.

corpo do tipo retangulo-ese

corpo do tipo retangulo-ese corpo do tipo retangulo-ese corpo do tipo retangulo-ese

 

 Ufaa. Esse me deu canseira! kkkk Mas é mais uma prova de que o corpo do tipo retângulo é muito cheio de alternativas. Espero sinceramente, estar trazendo boas informações e conteúdo legal para vocês. Se tiverem dúvidas ou dicas é só colocar nos comentários.

Um Super Beijo e até já!

Rose Prado.

Rose Prado

Rose Prado

Designer de Moda, Pesquisadora de Moda e Consultora de Estilo e Gestora de Negócios de Moda
Rose Prado

Últimos posts por Rose Prado (exibir todos)

3 comentários em “Corpo do Tipo Retângulo: Descubra todos os truques [Encontre Seu Estilo]

Vou amar ler e responder ao seu comentário ?