Dicas de Estilo · MODA e ESTILO · Tipos de Corpos

Cintura Marcada – Aprenda todos os truques!

Olá Minha Genteee!!!

Uma das dúvidas mais frequentes que aparecem durante uma consultoria de estilo está em como criar uma cintura nos mais diversos tipos de corpo. Com exceção do corpo ampulheta (se você ainda não conhece o seu tipo de corpo clique aqui), que naturalmente já tem um cintura definida, mas que mesmo assim requer atenção a esta parte, imagine os outros tipos de corpo…

Resolvi fazer um post dando dicas específicas para marcar a região da cintura, mas o que recomendo é que você entenda as características de cada tipo de corpo, o que os favorece e o que os desfavorece. Assim você saberá aplicar as dicas adequadas ao seu tipo de corpo.

Na moda não há “receita de bolo” e sim, muito bom senso, muitas informações de um serve para outro tipo de corpo, além do quê, há pessoas com características de mais de um tipo e por aí vai….por isso, caso tenha dúvidas contrate um consultor de estilo, que ele fará uma análise profunda e te ajudará na compreensão das suas necessidades. (Veja aqui, na parte de consultorias)

Top Croped

cintura-ampulheta-3

Os Cropeds são facas de dois gumes. Os mais ajustados, finalizados na altura da cintura, tendem a criar uma linha imaginária nesta região e favorecer as curvas. No entanto, os mais folgados e/ou mais curtos podem causar um efeito contrário e vai depender muito do tipo do seu corpo. Eu o recomendo mais para o corpo ampulheta. Ahh e tire da cabeça o mito de que o plus size não pode ser ampulheta. Olhe a prova aí!

Decotes Profundos

cintura-ampulheta-4 cintura-ampulheta-5

O decote em V é um grande amigo das mulheres. Ele fica bom para qualquer tipo de corpo, você tendo busto grande ou não. Os decotes em V profundo, tendem a alongar, afinar e a puxar a atenção do olhar para a região da cintura, que é justamente o que queremos. Daí qualquer marcação, como cintos, elásticos ou cadarços farão o resto do trabalho.

Cintos Largos

cintura-maracada-cinto-largo1 cintura-maracada-cinto-largo

 

Os cintos largos, geralmente devem ser usados na região da cintura a fim de demarcá-la (óbvio), mas ele deve ser usado com cuidado caso você tenha um pouco de barriguinha. Ele deve ser posicionado bem em cima dela, sempre procurando um equilíbrio – nem muito acima da linha da cintura e nem muito abaixo. Não aperte a barriga, pois se você fizer isso ela tende a pular pelos lados, por cima ou por baixo do cinto. Ela vai procurar por onde sair…..kkkkk. (eu bem sei porque eu tenho). Então a dica é: cinto largo para demarcar a região, mas não apertando-o a fim de criar o efeito de uma cinta modeladora. Isso fica horrível!!

Se você tiver barriguinha ou gordurinhas localizadas, não abra mão das cintas modeladoras. Elas vão ajudar a colocar tudo no lugar, melhorar a postura, e de quebra, favorecer o aparecimento de uma leve cinturinha…

cintura-marcada-cinto-largo3

Obis

cintura-marcada-obis

Os Obis são estas faixas que podem ser de couro ou de tecido, que ajudam a marcar a cintura e dar muito estilo ao visual. Veja que as silhuetas acima são retangulares, ou seja, assim como o cinto largo, o que queremos aqui é delimitar a região da cintura e puxar a atenção para esta região. Ainda que não estejam apertados, os Obis criam uma cintura. Observe também que estão posicionados na região certa.

cintura-marcada-obis2

São muito usados pelas plus size, porque são coringas na hora de marcar a cintura. No entanto, observe que a região a ser delimitada fica abaixo do busto. Veja aqui três exemplos, com o vestido reto, com o evasê e com a saia lápis. Se você não deseja evidenciar tanto as suas curvas, evite as saias deste tipo. Os três estão maravilhosos. O critério de escolha está na mensagem que você deseja transmitir por meio da sua roupa.

Cintos Finos.

cintura-marcada-cinto-fino cintura-marcada-cinto-fino2

Os cintos finos são elementos-chave se você deseja dar um UP no seu visual. Tente imaginar o quão sem graça seriam todos os modelos acima, sem os seus cintinhos…. Aqui não é diferente. A ideia é dar graça e marcar a região da cintura. Você pode usá-lo para dar o efeito “emblusado” como no vestido amarelo, para marcar a cintura como no de listras e nos da princesa Kate Middleton. Quer mais elegante??? Ela usa o cinto da cor da roupa. Que fofa!! kkkkkk. Eu amo esse menos que é mais…esse minimalismo calculado….mas isso é assunto para outro post! (Se quiserem um post sobre o visual da princesa, deixem nos comentários).

Vestidos Rodados

cintura-marcada-vestidos-rodados cintura-marcada-vestidos-rodados1 cintura-marcada-vestidos-rodados2

Ahh os vestidinhos rodados, sejam curtos ou midi… são sucessos de vendas nas lojas, porque caem bem em praticamente qualquer tipo de corpo e ajudam na definição da cintura. Alguns já trazem em seus modelos os cintinhos ou detalhes que “fazem esse trabalho”. O estilo mais evasê ou godê das “saias dos vestidos” proporcionam uma melhor percepção da região que estamos trabalhando. Fica quase impossível não percebê-la, por isso é tão coringa. Acho que são peças que além de muito femininas não sairão de moda por muito tempo, pois caíram no gosto da mulherada.

Saias que Criam Cintura…

cintura-marcada-saias cintura-marcada-saias1 cintura-marcada-saias2 cintura-marcada-saias5cintura-marcada-saias3 cintura-marcada-saias4

O mesmo efeito destes vestidos você poderá ver nas saias, que quase que obrigatoriamente criam cintura. A dica principal é que elas tenham um cós largo, que quando vestida, fique na altura da cintura e não do quadril como em alguns modelos. As saias lápis são mais aconselháveis para corpos ampulheta ou retângulo e delineiam mais o corpo.

Hehehehe. Chegamos ao final!! Aqui o que não falta é informação. De texto e de imagem!! Mas se tiver dúvidas ainda, fala comigo aqui pelos comentários ou manda a sua pergunta pelo formulário de contato. Terei grande prazer em poder ajudar, afinal de contas é para isso que estou aqui!!

Um Super Beijo, e até já!!

Rose Prado.

Rose Prado

Rose Prado

Designer de Moda, Pesquisadora de Moda e Consultora de Estilo e Gestora de Negócios de Moda
Rose Prado

Últimos posts por Rose Prado (exibir todos)

2 comentários em “Cintura Marcada – Aprenda todos os truques!

Vou amar ler e responder ao seu comentário ?