A Moda das Ruas · MODA e ESTILO · Tendências e Dicas de Moda

A Volta Triunfante dos Anos 90

Olá Minha Gente, tudo bem com vocês aí??

Por aqui muito trabalho…kkkk, e muito pouco tempo para as redes sociais 🙁

Mas hoje venho falando um pouco sobre os bem vividos, pelo menos por mim, Anos 90. Eita época boa… e cheia de novidades do mundo da moda.

Saíamos de uma década em que o exagero e fazer parte de uma tribo e ser fiel a ela era o predominante na moda. Os Anos 80. Mas os fatos históricos da época, como a queda do muro de Berlim em 1989, fez o mundo repensar suas práticas e seus valores e na moda foi igual. Muitos preconceitos e barreiras sociais, raciais e ideológicas foram quebradas e a liberdade de expressão (na moda também) veio à tona.

Uma das tribos que se sobressaiu muito, já nos anos 90, foi a dos Grunge, com o xadrez em sua marca principal, usado em roupas descontraídas e oversized, amarradas na cintura ou em sobreposições e calças largas e puídas…sempre seguida de um bom coturno. Até virou tema de desfile de alta costura e influenciou mesmo quem não era da tribo. Foi uma verdadeira febre.

O que valia nesta década era ser irreverente, diferente, ousado e jovem e por conta disso, outras tribos entraram em evidência também. Mas a grande diferença para os 80′, era que nos 90′ havia um “supermercado de estilos” – assim chamado na época, que fazia com que as pessoas agregassem ao seu visual, influencias multi-tribais, gerando uma diferenciação e a “não fidelidade” a um único estilo. Não ter uma única identidade, era a identidade…entendem?? kkkkk.

A desconstrução, com bainhas desfiadas e à mostra, costuras visíveis, a customização com patches e outras formas também se refletiram nessa época. A liberdade ao se vestir ficou muito evidenciada e a diversidade e a coletividade, no lugar da individualidade, abriram o caminho para o que enxergamos na moda hoje. Foi um processo verdadeiramente evolutivo do comportamento da sociedade e da moda. Cara….muito legal isso!! Amoo!! kkkkk

Agora depois dessa historinha da moda, que achei super legal (e vocês? Me diga se gostaram também?) fiz uma seleção de 19 itens infalíveis para se reviver os anos 90 da melhor forma, seguindo as suas devidas releituras. Mas vou dividir em dois posts para não ficar gigantesco. Este dedicado ao vestuário, com 10 itens e o outro, com 9, aos acessórios. As capas são imagens da década e as montagens são com fotos atuais.

01 – Minimalismominimalismo-capaminimalismo-atual

02 – Jeans + Jeanscapa-jeans-jeans

all-jeans-atualall-jeans-atual1

03 – Macacão “Jardineira”capa-jardineira jardineira3-2016jardineira2-2016

Compreenda por jardineira, essa característica de fechamento com alças e fivelas, com essa frente quadrada….kkkk (a grosso modo), pois é uma designação mais usada para os Macacões. Os mais curtos, do tipo shortinho, são chamados de Macaquinhos e os vestidos de Salopete, que também é usado para se referir aos do tipo shortinho….enfim… é meio confuso, mas no fim das contas todo mundo se entende.

04 – Casaco Amarrado na Cinturacapa-casaco-amarrado-cintura casaco-amarrado-montagem1 casaco-amarrado-montagem2

Qualquer tipo de casaco amarrado na cintura vale nessa trend. Não apenas os do tipo xadrez, como foi mais marcante na tribo dos grunges.

05 – Top Croppedtop-croped-capa top-croped-montagem1 top-croped-montagem2

06 – Cintura Altacintura-alta-capacintura-alta-montagem1 cintura-alta-montagem2

07 – Ombro a Ombroombro-a-ombro-capa

ombro-a-ombro-montagem1 ombro-a-ombro-montagem2

08 – Jaqueta Jeansjaqueta-jeans-capa jaqueta-jeans-montagem1 jaqueta-jeans-montagem2

09 – Grunge Stylegrunge-capa grunge-montagem1 grunge-montagem2

10 – Slip Dressslipdress-capa slipdress-montagem1 slipdress-montagem2

Muitas coisas legais estão voltando à moda. Tudo o que eu coloquei aqui já está super em alta. Mas calma!! Vai dar tempo de usar. Tudo isso permanece, no mínimo, para a próxima estação.

Não percam o segundo post desta série. Vou falar sobre os acessórios e tem muita coisa legal também.

Espero que tenham gostado e se tiverem alguma dúvida, por favor, perguntem! Terei grande prazer em responder.

Um Super Beijo e até já,

Rose Prado.

Rose Prado

Rose Prado

Designer de Moda, Pesquisadora de Moda e Consultora de Estilo e Gestora de Negócios de Moda
Rose Prado

2 comentários em “A Volta Triunfante dos Anos 90

Vou amar ler e responder ao seu comentário ?